Única instituição com presença em 100% do território nacional, cartórios são os mais confiáveis do Brasil, segundo Datafolha

Reconhecidos recentemente entre os cidadãos brasileiros como uma das entidades mais confiáveis do Brasil, a rede de cartórios é também uma das instituições brasileiras com maior capilaridade no País. Em toda cidade brasileira, por mais afastada que seja, sempre existe um cartório.

Composto por profissionais formados em Direito e que são aprovados em concurso público, os cartórios brasileiros contam com um conjunto de atributos, como fé pública, formação jurídica e facilidade de acesso, que os tornam um ponto de atendimento qualificado para diversos serviços públicos, e que ainda podem ser melhor aproveitados pelo Poder Público, uma vez que são fiscalizados pelo Poder Judiciário, mediante inspeções e correições, que ocorrem anualmente. Em tais inspeções são vistoriados os livros físicos e eletrônicos de todos os cartórios, além das instalações físicas e o atendimento do usuário do serviço.

Para se ter uma ideia da importância dos cartórios na vida das pessoas, recente pesquisa encomendada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e realizada pelo Instituto Datafolha, em 2015, em cidades como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte mostrou que mesmo quando comparada a instituições de grande credibilidade no País, como Correios, Forças Armadas, Ministério Público e Poder Judiciário, a rede de cartórios se destaca, ocupando o primeiro lugar em confiança entre as instituições pesquisadas.

Outra questão importante refere-se a menor presença dos demais órgãos quando comparado aos cartórios. É o caso da carteira de trabalho que, de acordo com matéria exibida pelo telejornal Bom dia Brasil, da emissora Globo, tem sido motivo de dor de cabeça para muitos brasileiros. Em muitas cidades, o documento está levando meses para ser emitido pelos postos do Ministério do Trabalho. O problema é devido ao novo sistema que, embora seja mais moderno, é mais demorado. A emissão do passaporte passa por trâmites lentos também devido aos escassos 139 postos da Polícia Federal no Brasil, nos quais é necessário agendar o processo com quase seis meses de antecedência.

Para acessar a matéria completa do Datafolha, clique aqui