pele

Personagem da semana: Edson Arantes do Nascimento (Pelé)

Três vezes campeão da Copa do Mundo pela seleção brasileira e multicampeão pelo Santos Futebol Clube, Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, é o personagem da semana. Apesar de ter nascido em Três Corações, município de Minas Gerais, se mudou para Bauru aos cinco anos de idade, onde começou sua paixão pelo futebol.

pele

Aos 11 anos já jogava no clube da cidade, o Canto do Rio, e aos 16 anos, ingressou no Santos Futebol Clube, time que defendeu por 18 anos. Nesse período, jogou 1.116 partidas e marcou 1.091 gols. Tal façanha lhe rendeu o título de maior artilheiro da história do Clube. Suas exibições em campo o levaram a ser convocado para a Seleção Brasileira de Futebol com apenas 17 anos, na ocasião, para a Copa do Mundo na Suécia. O resto é história: o Brasil foi campeão, Pelé fez gol na final, e a partir daí sua carreira decolou de uma maneira que ele se tornou o maior jogador de todos os tempos.

Se aposentou dos gramados em 1977, numa partida especial em sua homenagem, nas únicas equipes profissionais que defendeu na vida: Santos e New York Cosmos. Pelé jogou um tempo em cada equipe e marcou um gol pelo time nova-iorquino, que venceu o Santos por 2 a 1. Na festa estadunidense, que contou com a participação do ex-boxeador Muhammad Ali. Na ocasião, Pelé deu seu grito repetido por milhares de pessoas: “Love! Love!”.