italia22-12

Casamento pelo mundo: Itália

A Itália é o lugar ideal para um casamento lindo e romântico, com lindas paisagens. Para
realizar a cerimônia de matrimônio no país não é necessário residir no local, basta apresentar algumas documentações burocráticas.

italia22-12

Para iniciar o processo, é necessário reunir todos os documentos solicitados para dar entrada na cerimônia: certidão de nascimento ou de divórcio, em casos de 2o casamento; passaporte. Pessoas de outras nacionalidades precisam apresentar um Atto Notario, isto é, uma declaração na qual se afirma que não possui nenhum empecilho (como um divórcio pendente, por exemplo) para se casar na Itália, comprovado por duas testemunhas. O documento pode ser solicitado na Embaixada Italiana ou no consulado brasileiro da Itália.

Com os documentos em mãos, é necessário encaminhar a declaração ao cartório da prefeitura da cidade na qual você deseja se casar. O casamento civil é realizado nas prefeituras, que geralmente estão localizadas em lindos castelos, vilas ou palácios. Consulte a lista de prefeituras no site da Associação Nacional da Comunidade Italiana (ANCI) – http://portale.ancitel.it/presentazione/. Além dos documentos citados acima, você precisará de duas testemunhas com mais de 18 anos, que podem ser de qualquer parte do mundo, desde que tenham o passaporte ou a carteira de motorista.