Filmes apresentam situações corriqueiras no Registro Civil

Alguns filmes retratam com clareza situações típicas do cotidiano de determinada profissão e, ainda que não apresentem a abrangência jurídica no Registro Civil, o cinema pode contribuir e facilitar o trabalho na área. Selecionamos oito filmes que mostram, com humor, drama e senso comum, o lado humano de situações que são levadas ao cartório. Confira:

A Partida (Japão, 2008)
O filme conta a história do violoncelista Daigo Kobayashi que, desempregado, responde a um anúncio de emprego julgando se tratar de uma agência de viagens. O profissional é surpreendido ao descobrir que o trabalho é numa funerária e envolve preparar o corpo dos mortos para a próxima vida. A história fala sobre a dificuldade de lidar com o lado prático e emocional do óbito.

Plano B (EUA, 2010)
O filme conta a história de Zoe que, cansada de esperar pelo homem certo, decide fazer uma inseminação artificial. Já grávida, a moça conhece Stan, que logo a pede em casamento. Juntos e próximo do nascimento do bebê, o casal percebe que ainda não se conhece muito bem e seus planos poderão mudar. A história retrata na prática o uso da reprodução humana assistida.

Transamerica (EUA, 2005)
O filme conta a história de Bree, uma travesti prestes a fazer uma cirurgia de mudança de sexo, que descobre que possui um filho adolescente e problemático. Aconselhada a resolver essa questão antes da cirurgia, Bree decide encontrar o filho. A história aproxima os telespectadores de informações ligadas à mudança de nome e gênero.

Milk (EUA, 2008)
O filme conta a história de Harvey Milk, primeiro político assumidamente gay a conquistar um cargo público, que luta pela igualdade e pela institucionalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A história retrata a instituição do ato do nascimento homossexual.

Azul é a cor mais quente (França, 2013)
O filme fala sobre Adèle, uma adolescente que enfrenta os desafios da chegada da maturidade. Após conhecer uma garota de cabelo azul, sua vida toma um caminho inesperado. A história retrata o relacionamento entre gêneros e o relacionamento homossexual.

Divórcio (Brasil, 2017)
O filme conta a história de Noeli, roubada do altar por Júlio. O casal enriquece após criar o molho de tomate Juno, que torna-se um sucesso. Mas a rotina distancia o casal e eles se separam. Para defender o patrimônio, cada um tenta achar o melhor advogado para si. A história retrata todo o processo de separação e divórcio.

Juno (EUA/Canadá, 2007)
O filme conta a história de Juno MacGuff, uma adolescente que engravida do melhor amigo. A história fala sobre o processo de gravidez e encaminhamento para adoção.

Fale com ela (Espanha, 2002)
O filme conta a história de Benigno, um enfermeiro que se apaixona por uma aluna de
academia de balé, Alicia. Quando ela sofre um acidente e fica em coma, Benigno acaba se tornando seu enfermeiro. A história retrata o processo de manifestação válida da vontade para o casamento e as deficiências mentais.