Conheça a CRC Nacional: plataforma que integra cartórios de todo o Brasil

Você já ouviu falar na CRC Nacional? Trata-se da Central Nacional de Informações do Registro Civil, instituída através do Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que integra todos os Cartórios de Registro Civil do País, possibilitando a troca de informações entre eles e os órgãos públicos.

Disponibilizada em 2017, a plataforma é mantida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), e reúne os números de registros de nascimentos, casamentos, óbitos, além das emancipações, ausências, interdições, entre outros, permitindo a localização desses assentos em tempo real e a solicitação de certidões entre cartórios e o Poder Judiciário.

Demais funcionalidades

Outra relevante funcionalidade da CRC é manter o site oficial do Registro Civil, www.registrocivil.org.br, que também é integrado à plataforma e, através da possibilidade de compartilhamento dos dados, emite a segunda via das certidões civis a partir de pedidos feitos pelos cidadãos de forma totalmente online.

O Portal da Transparência, lançado em 2018, também é abastecido pelos dados da Central Nacional, pois disponibiliza aos cidadãos informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, quantidade de CPFs emitidos, pesquisa de cartórios por região e busca por óbitos de pessoas desaparecidas. Clique aqui para conhecer o portal.

Projeto em desenvolvimento

Além disso, a CRC Nacional ainda irá interligar os cartórios brasileiros ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). O objetivo é obter dados e documentos referentes aos atos da vida civil de brasileiros ocorridos no exterior e permitir às repartições consulares do Brasil a participação no sistema de localização de registros e solicitação de certidões. Porém, esses serviços ainda estão em desenvolvimento.