Cartórios de Registro Civil brasileiro têm compromisso com a transparência

A fim de reforçar o seu compromisso de transparência com a sociedade, em dezembro de 2018, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-BR), lançou o Portal da Transparência do Registro Civil. Por meio dele, os Cartórios de Registro Civil brasileiros disponibilizam, com livre acesso, informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, entre outros conteúdos relacionados, aos cidadãos interessados.

No Portal da Transparência, transparencia.registrocivil.org.br, é possível acessar o levantamento dos nomes mais registrados, assim como o da quantidade de nascimentos, casamentos, óbitos e CPFs emitidos na Certidão de Nascimento.

É possível ainda segmentar a busca nacional por Estados, regiões e municípios brasileiros no ano da pesquisa ou em anos retroativos em uma base de dados que conta com mais de 125 milhões de registros realizados por 7.683 Cartórios de Registro Civil de todo o País.

Busca por desaparecidos

Outro serviço disponibilizado na plataforma é a Central Nacional de Busca de Óbitos de Pessoas Não Identificadas, que auxilia na localização de pessoas desaparecidas e registradas como indigentes. Para buscar, é preciso informar dados como sexo, idade aproximada, cor da pele, Estado e cidade.

Especial COVID-19

Em meio à pandemia de COVID-19, os Cartórios de Registro Civil brasileiros passaram a disponibilizar informações vitais sobre as causas de mortes constantes nos registros de óbitos lavrados no Portal da Transparência.

Dessa forma, é possível acompanhar as estatísticas das principais enfermidades relacionadas aos óbitos pelo novo coronavírus e comparar com os dados do ano anterior à atual situação de saúde pública.

Para saber mais sobre os serviços online do Registro Civil, consulte-nos!