Saiba tudo sobre o reconhecimento voluntário de paternidade

O reconhecimento voluntário de paternidade pode ser feito a qualquer momento, sem burocracia, diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil, independentemente de onde o nascimento do filho foi registrado. Mas, é importante destacar que, os documentos necessários e os requisitos para o ato variam se o filho for maior ou menor de idade. Conheça todas as regras a seguir.

Filho menor de 18 anos

  • Requisitos: a mãe deve estar de acordo com o ato, devendo ainda acompanhar o pai no procedimento realizado no cartório.
  • Documentos: o pai e a mãe devem apresentar os seus documentos pessoais originais, como RG e CPF, além da certidão de nascimento original do filho.

Filho maior de 18 anos

  • Requisitos: o filho deve estar de acordo com o ato e acompanhar a ida do pai até o cartório.
  • Documentos: ambos devem apresentar os seus documentos pessoais originais, como RG e CPF, certidão de nascimento original do filho, comprovantes de residência.

Para saber mais sobre o reconhecimento voluntário de paternidade, consulte um oficial de Cartório de Registro Civil de sua confiança!Para saber mais sobre o reconhecimento voluntário de paternidade, consulte um oficial de Cartório de Registro Civil de sua confiança!

Para saber mais sobre o reconhecimento voluntário de paternidade, consulta um oficial de Cartório de Registro Civil de sua confiança!