Fez um pedido no site do Registro Civil e só notou depois que havia alguma informação errada ou incompleta? Fique tranquilo, pois é possível cancelar o seu pedido e solicitar estorno integral do valor pago.
Para quem ainda não sabe, o Registro Civil é uma ferramenta de interligação entre usuários e cartórios. É por isso que a plataforma oferece um serviço para facilitar o dia a dia das pessoas, com a possibilidade de solicitar segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito de forma online.
O procedimento de pedido no site é bastante simples, como falado aqui (inserir link da publicação sobre o passo a passo), mas pode acontecer de alguma informação errada ser incluída por engano. Se esse for o seu caso e você ainda não tiver efetuado o pagamento da certidão, é só desconsiderar a solicitação sem pagá-la que ela será automaticamente cancelada. Mas, caso já tenha pago o pedido, será necessário entrar em contato com a equipe de Suporte para seguir com o cancelamento.
São duas as opções de contato para atendimento:
- Por telefone: (11) 5555-9372
- Ou por e-mail: suporte.cliente@registrocivil.org.br
O cancelamento por parte do cliente só acontece quando efetuado pela equipe responsável. Portanto, é essencial que passe por essa fase de atendimento. Lembre-se de indicar sempre o número de pedido e e-mail cadastrado no site para facilitar a identificação da compra. Além disso, informe por qual motivo deseja cancelar a certidão requerida.
Existem ainda situações em que o pedido é rejeitado. Isso quer dizer que o cartório indicado não pode atendê-lo por algum motivo. A rejeição é então informada por e-mail para o usuário e o valor volta automaticamente para a carteira virtual do site para que seja utilizado como crédito em uma nova compra ou para solicitar o reembolso.
Depois de cancelado ou rejeitado e com o valor já disponível na carteira virtual, o usuário que pretende receber o estorno deve seguir alguns passos para solicitar a devolução, mas antes deve verificar se o seu nome se encontra completo (sem abreviação) e se corresponde ao respectivo CPF cadastrado no site do Registro Civil, bem como a conta bancária utilizada para devolução.
Como não é possível substituir o CPF cadastrado no site do Registro Civil, nem proceder a devolução em conta bancária que não seja de titularidade do usuário solicitante, é importante estar atento para que as informações estejam corretas e correspondentes umas às outras.
Feito isso, é só seguir o passo a passo para realizar enfim o pedido de estorno:
Pelo computador
1. Acesse www.registrocivil.org.br
2. Faça seu login
3. Depois de logado, clique em seu nome (na parte superior direita)
4. Selecione a opção “Carteira virtual”
5. Selecione a opção “Sacar”
6. Preencha os dados bancários solicitados (banco, agência e conta)
7. Selecione o tipo de conta (corrente ou poupança)
8. Preencha o valor a ser sacado (pode ser integral ao disponível na carteira)
9. Clique no botão verde “Sacar”
Pelo celular
1. Acesse www.registrocivil.org.br
2. Faça seu login
3. No canto inferior direito da tela haverá um quadrado com 3 traços. Selecione essa opção
4. Seu nome aparecerá na parte inferior da tela, clique nele e depois na opção “Carteira virtual”
6. Em carteira virtual, clique no campo “Menu” e selecione a opção “Sacar”
7. Selecione o tipo de conta (corrente ou poupança) na tela que abrirá e depois insira seus dados bancários
8. Preencha o valor a ser sacado (pode ser integral ao disponível na carteira)
9. Clique no botão verde “Sacar”
A solicitação e os dados apresentados serão avaliados pelo setor responsável, que informará sobre o andamento da devolução.
Se surgir qualquer dúvida nesse procedimento, acione a equipe de Suporte no e-mail informado anteriormente.