15-estados_template-registro-civil

15 estados do Brasil permitem solicitação de segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito pela internet

A Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) já integra 15 estados brasileiros e caminha a passos largos rumo à completa integração nacional. A matriz foi instituída por meio do Provimento nº 46/2016 da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e disciplina a atividade dos cartórios no País.

15-estados_template-registro-civil

Para a população, esta integração é extremamente vantajosa porque permite que os cartórios tenham suas bases de dados disponibilizadas na Central. A iniciativa possibilita que a segunda via da certidão de nascimentos, casamento e óbito seja solicitada de qualquer lugar por meio do site www.registrocivil.org.br

Portanto, se você precisa de algum dos documentos citados nos estados de SP, SC, PR, RJ, ES, MS, DF, GO, PE, CE, PI, AP, RR, MG e AC, basta acessar o site e fazer seu requerimento. Na plataforma, você ainda pode escolher a forma como deseja receber seu documento: via Correios, por e-mail (entretanto, o documento não poderá ser impresso, pois será considerada cópia), ou retirar no cartório de sua escolha.

Institucionalmente, a Central também permite a transmissão de certidões entre os cartórios, emissão de certidões digitais, sistema E-Protocolo (linkar para a matéria que produzi sobre este tema) e a emissão de CPFs diretamente nas certidões de nascimento (também linkar para a matéria que produzi para o blog do Registro Civil).