Aprenda alguns termos e siglas do Registro Civil

Cada segmento extrajudicial tem as suas particularidades, que vão de acordo com as suas atribuições. No caso do Registro Civil, é muito comum ver siglas e termos diferentes, que não são usuais para os cidadãos. Por isso, separamos alguns deles para você aprender quais são e o que significam. Veja a seguir.

CRC – Central Nacional de Informações do Registro Civil

É uma plataforma que integra todos os Cartórios de Registro Civil brasileiros e alguns órgãos públicos, o que possibilita a troca de informações entre eles, além da solicitação de serviços online, como os disponibilizados no site oficial, www.registrocivil.org.br.

DNV – Declaração de Nascido Vivo

É o documento emitido pelo profissional de saúde responsável pelo parto do recém-nascido. A DNV é um dos documentos obrigatórios a serem apresentados para a realização do registro de nascimento.

DO – Declaração de Óbito

É o documento emitido pelo profissional de saúde ou autoridade que presenciou a morte, para atestar o falecimento de uma pessoa. A Declaração de Óbito é um dos documentos obrigatórios a serem apresentados para a realização do registro de óbito.

RCPN – Registro Civil das Pessoas Naturais

Essa é a denominação jurídica dada aos Cartórios de Registro Civil (como são conhecidos popularmente). Ou seja, as serventias são chamadas oficialmente de Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais.

ARPEN – Associação dos Registradores de Pessoas Naturais

Essas siglas geralmente vêm acompanhas das siglas do seu respectivo estado ou do país. No caso da Arpen-BR, por exemplo, significa que se trata da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil, que representa a classe dos Oficiais de Registro Civil de todo o País.

e-Proclamas

É um jornal digital, administrado pelos Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, com a finalidade de cumprir online as exigências legais para as publicações dos Editais de Proclamas dos casamentos a serem realizados.

Patronímico familiar

Trata-se do sobrenome da família. Ou seja, quando se fala em alteração do patronímico familiar, quer dizer a alteração do nome dos pais nos registros civis, por exemplo.

E aí, gostou? Continue acompanhando o blog do Registro Civil para saber mais curiosidades do segmento.