Certidão em inteiro teor: por que o www.registrocivil.org.br não emite?

É comum que a certidões civis sejam solicitadas em inteiro ter em algumas ocasiões, como abertura de contas bancárias, solicitação de empréstimo ou para dar entrada ao processo de dupla cidadania. Porém, nesse caso, os cidadãos não conseguem solicitá-las no www.registrocivil.org.br. Sendo assim, é necessário requerer o documento diretamente no cartório.

As certidões fornecidas pelo site oficial do Registro Civil são do tipo “breve relatório”. Isso significa que constam apenas as informações obrigatórias para a comprovação de um registro. Já a certidão do tipo “inteiro teor”, é uma cópia estritamente fiel à folha do livro, com todo o texto redigido no assento registrado em cartório.

Para entender melhor, a certidão de inteiro teor é a certidão de nascimento, casamento ou óbito, que reproduz todas as informações contidas em seu respectivo assento. O documento apresenta todos os elementos do livro do registro civil, incluindo as averbações e as anotações, se houverem.

A certidão em inteiro teor é fundamental para a realização de atos que necessitam da comprovação de dados específicos, pois apresenta maior detalhamento sobre as informações constantes do registro civil, especialmente nos casos de nascimento e casamento.

Como solicitar

Para solicitar a certidão em inteiro teor, o cidadão interessado deve comparecer ao Cartório de Registro Civil mais próximo e preencher um requerimento entregue pelo cartório, além de apresentar os documentos pessoais de identificação, como RG e CPF.

Para saber mais sobre a certidão em inteiro teor ou outro serviço, consulte um oficial de Registro Civil de sua confiança!