Segunda via de certidão impressa ou digital?

Em algum momento da vida, o cidadão irá precisar da segunda via da certidão de nascimento, casamento ou óbito de algum familiar. No entanto, muitas pessoas não sabem nem por onde começar a solicitar o documento e muito menos que já existe em formato digital. No site oficial do Registro Civil é possível verificar as características e vantagens de cada formato para decidir qual é o melhor para cada situação.

O principal serviço do www.registrocivil.org.br, site integrado aos Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil, é a busca de certidão de qualquer cartório, sem necessidade de o cidadão comparecer à serventia que originou o assento. Com isso, é possível solicitar online certidão emitida em outro estado.

Certidão impressa

Nessa modalidade, a certidão é impressa em papel autorizado, enviada pelo cartório, e entregue pelos Correios. Esse formato é o mesmo quando solicitada a certidão diretamente no cartório.

Certidão digital

Gerada e autenticada em formato PDF e enviada para o e-mail do requerente. Dessa forma, a certidão pode ser apresentada pelo celular e possui a mesma validade jurídica que o formato impresso. Vale destacar que a certidão digital não pode ser impressa pelo cidadão, pois perderá sua validade.

Além disso, quando solicitada, a certidão digital deve ser validada logo após o seu recebimento, no próprio site do Registro Civil, por meio do código hash, presente ao final do arquivo do documento, que funciona como uma chave criptográfica.

O site

O www.registrocivil.org.br é o site oficial dos Cartórios de Registro Civil brasileiros, criado e desenvolvido pela Associação dos Registradores das Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP). O site é mantido pela Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC), que reúne e integra os dados dos serviços feitos pelos cartórios, o que possibilita a troca de informações e a localização de assentos realizados por outro cartório.

Além do serviço de segunda via de certidão, o site permite a localização de cartórios e certidões, consulta de andamento de pedido de CPF, pedidos de procuração para a Receita Federal e disponibiliza o blog do Registro Civil e o Portal da Transparência.