Casamento no Mundo: Holanda e as festas temáticas

Fique por dentro dos costumes holandeses que conferem autenticidade ao casamento no país

Assim como no Brasil, o casamento holandês geralmente é celebrado com uma cerimônia civil e uma religiosa. O casamento na igreja têm sido tradicional entre membros da família real holandesa. Por se tratar de uma cultura que aprecia qualquer tipo de celebração, as festas de casamento são tidas como uma oportunidade para se integrarem com animação e requintes de luxo.

Destacam-se nesse cenário os casamentos temáticos, entre eles os que são realizados durante o verão. Em alguns casos, a comemoração é realizada em três partes: recepção, jantar e festa. É muito comum que para cada uma das comemorações, participe um grupo diferente de convidados, com exceção dos familiares, presentes em todas elas.

Os recém-casados e os convidados sentam-se juntos em mesas compridas, garantindo a integração e o divertimento de todos durante a refeição, entremeada por discursos, canções e até atos teatrais apresentados pela família dos noivos e amigos.

Tradições

Entre as principais tradições do casamento holandês está a prática entre as mulheres de usarem flor na lapela, curiosamente colocadas de cabeça pra baixo.

Os noivos soltam uma pomba branca, após a cerimônia, desejando atrair Paz às suas novas vidas. O plantio de um pinheiro no jardim da nova casa também é ato comum com objetivo de trazer fertilidade e sorte para o casal.

Além disso, os noivos ou os convidados chegam ao evento usando bicicletas como meio de transporte, já que o país as têm como principal meio de transporte.

Costumes

Geralmente, o casamento civil tem no mínimo dois e no máximo quatro padrinhos como testemunhas. Se houver também casamento na igreja, são apenas dois, um representando o noivo e outro a noiva.

Em substituição aos presentes, costuma-se dar uma quantia em dinheiro previamente determinada para que o casal possa se programar e organizar a festa com tranquilidade.

A ajuda mútua não para por aí!  Um amigo ou um parente pode realizar a cerimônia, desde que tenha autorização para o ato e esteja preparado para fazer a celebração. Tal prática é muito utilizada pelos noivos, que geralmente escolhem as pessoas que fazem parte de seus vínculos pessoais e tornam esse momento único ainda mais especial!

Mantido por
Regulamentado provimento Nº 46

Desenvolvido por Infographya