Se você está comemorando o Dia dos Namorados, celebrado hoje (12 de junho), mas já está pensando em como dar o próximo passo com o mozão, não se preocupe. Se casar no civil é muito simples!
Habilitação para casamento
O primeiro passo é comparecer ao Cartório de Registro Civil e dar entrada na habilitação para o casamento. Saiba o que fazer em quatro etapas:
- Os noivos devem comparecer ao Cartório de Registro Civil da região de moradia de um deles com, pelo menos, 30 dias de antecedência;
- Apresentar RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento com averbação de divórcio ou de óbito do cônjuge falecido;
- É necessário levar duas testemunhas. Caso os noivos sejam menores (com mais de 16 anos), é necessário que os pais ou responsáveis estejam presentes, porém eles não podem ser as testemunhas;
- Ao escolherem a data, é preciso pagar a taxa referente à lavratura do registro de casamento e preencher um formulário que indicará os nomes dos padrinhos que participarão da cerimônia civil.
Edital de proclamas
Cumpridas essas etapas, o cartório publica o edital de proclamas, que tem como objetivo averiguar se há algum impedimento para o matrimônio, tornando o ato público. Passados os 15 dias, caso não haja algum impedimento, a habilitação para o casamento é liberada.
Cerimônia
A cerimônia acontece no dia e horário agendados previamente e os noivos devem chegar com seus padrinhos com pelo menos uma hora de antecedência no cartório. O ato é celebrado por um juiz de paz e auxiliado por um escrevente autorizado. Os noivos assinam os termos do casamento civil e recebem a certidão de casamento na mesma hora.
Para saber mais sobre o casamento civil, consulte um oficial de Cartório de Registro Civil de sua confiança!