Os nossos documentos pessoais originais, como por exemplo, as certidões de nascimento e casamento, RG, CPF e CNH, devem ser conservados. Isso porque, por se tratarem de documentos de identificação, quando desgastados ou rasurados é obrigatória a emissão da segunda via.
Para evitar a necessidade de uma segunda via por má conservação, preparamos algumas dicas para você aprender a guardar os seus documentos pessoais com maior cuidado, mantendo-os sempre em bom estado e condições de apresentação. Veja:
Não carregue todos eles
A primeira dica é indispensável. Não temos necessidade de andar por aí carregando todos os nossos documentos pessoais originais. Por isso, deixe em sua bolsa ou carteira somente aquele que for realmente indispensável no seu dia a dia – como a CNH, no caso de quem dirige, já que ela é obrigatória e também serve como documento de identificação em outros casos.
Utilize porta-documentos de plástico
Algumas pessoas ainda não sabem, mas os documentos pessoais de identificação não podem mais ser plastificados. Sendo assim, uma boa alternativa é guardá-los dentro de porta-documentos ou saquinhos de plástico. Isso irá evitar a exposição do papel ao ambiente.
Mantenha-os longe de umidade
Independentemente de como são guardados os seus documentos pessoais originais, é importante que seja longe de qualquer umidade. Por isso, prefira deixá-los em locais secos e bem arejados. Dessa forma, você não correrá alguns riscos, como mofar o documento.
Não os dobre ou amasse
Dobrar ou guardar seus documentos de forma que podem amassá-los não é o ideal. Isso porque as marcas de dobra e amassos podem acelerar o processo de envelhecimento dos mesmos, facilitando o surgimento de rasuras e o desgaste.
Guarde-os em pastas
A melhor opção é guardar os documentos em pastas, com suas folhas abertas por inteiro, dentro de saquinhos plásticos. Você ainda pode separar as pastas ou os saquinhos por seção para manter tudo organizado e mais fácil de ser localizado quando você precisar.
Tire cópias autenticadas
Tirar cópias autenticadas de todos os seus documentos pessoais é providencial em ocasiões que a sua apresentação pode ser feita nessa versão. Assim, você evita ficar manuseando frequentemente as suas vias originais.
Adquira-os em outras versões
Com o avanço do mundo digital, a maioria dos documentos de identificação já podem ser emitidos em formato PDF para serem apresentados pelo seu celular, como é o caso das certidões civis. Além disso, elas também podem ser adquiridas em versão mini – o que facilita o seu manuseio e na hora de guardar. Adquira essas versões.
Para saber mais ou solicitar a sua certidão de nascimento ou casamento digital, clique aqui!