Familiares e amigos podem buscar registro de óbito de desaparecidos

O Portal da Transparência, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) juntamente com os Cartórios de Registro Civil brasileiros, disponibiliza a Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas desde maio de 2015.

Esse serviço atende a Recomendação nº 19 de 2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e serve para auxiliar os órgãos públicos, além de familiares e amigos na localização de pessoas desaparecidas em todo o Brasil.

Como pesquisar

A plataforma é de livre acesso para qualquer pessoa interessada e a busca funciona a partir do fornecimento de informações, como o estado de origem, cidade, sexo, cor da pele, idade aproximada e até sinais aparentes, como tatuagens e cicatrizes, da pessoa desaparecida.

Certidão de óbito

Após a realização da pesquisa, caso o registro de óbito da pessoa seja localizado, é possível ainda solicitar a certidão de óbito pelo próprio site ou diretamente em um Cartório de Registro Civil. É importante destacar que na certidão de óbito consta todos os dados registrados pela polícia no Boletim de Ocorrência (B.O.).

Dados

Atualmente, a Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas conta com 98.241 registros de óbitos de desconhecidos e um total de 32.177.701 óbitos cadastrados. Até agora, 2.891 óbitos já foram reconhecidos através da plataforma. Para conhecer a ferramenta, clique aqui.

Mantido por
Regulamentado provimento Nº 46

Desenvolvido por Infographya