Alerta: alguns sites cobram preços abusivos pela 2ª via de certidão

Os serviços online aumentaram e muito, principalmente na atual situação de pandemia. São inúmeros sites e comércios online oferecendo maior praticidade e segurança aos cidadãos. A solicitação de segunda via de certidão civil, como é o caso do site oficial do Registro Civil, www.registrocivil.org.br, tem inúmeras opções e diversos preços. Mas, é preciso ter cuidado!

Ao procurar por esse tipo de serviço, o cidadão interessado precisa se atentar a idoneidade do site e a forma como o serviço é oferecido. Isso porque existem uma infinidade deles que se tratam de despachantes, ou seja, que terceirizam o serviço – o que acaba tornando-o mais caro e até mesmo demorado.

Segundo um levantamento feito pela revista Cartórios Com Você, os preços para a emissão de segunda via de certidão chega a ultrapassar a margem de 796% com relação aos valores cobrados pelos cartórios e pelo site oficial do Registro Civil, que são estabelecidos anualmente pelas Corregedorias Gerais da Justiça de cada um dos Estados e do Distrito Federal e divulgados através das Tabelas de Emolumentos.

Como identificar os despachantes

O que leva os cidadãos, na maioria dos casos, a contratarem os serviços online dos despachantes, além de não conhecerem o único site oficial do Registro Civil (www.registrocivil.org.br), é a utilização do termo “cartório”.

Porém, é válido destacar e esclarecer que os únicos cartórios fiscalizados pelo Poder Judiciário são os extrajudiciais, que oferecem serviços públicos. Já os serviços dos despachantes são particulares e não seguem as normas e as leis, nem são fiscalizados. Por isso, os preços são absurdos.

Conheça agora o site oficial do Registro Civil e os serviços oferecidos com total segurança, legalidade e praticidade: www.registrocivil.org.br.

Mantido por
Regulamentado provimento Nº 46

Desenvolvido por Infographya