Já se perguntou sobre os nomes mais registrados no Brasil? A quantidade de casamentos que aconteceram na sua cidade? Ou quantos cartórios existem na sua região? Essas e outras perguntas são facilmente respondidas no Portal da Transparência do Registro Civil (www.transparencia.registrocivil.org.br).
A plataforma foi lançada em 2018 pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (ARPEN Brasil) e funciona como um site de livre acesso de informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados no país.
Todo e qualquer cidadão pode acessar a ferramenta de forma on-line, através de um computador ou celular, basta ter internet para isso.
E o que você encontra no site?
Especial Covid-19
Nesta área, são disponibilizadas as informações sobre os falecimentos causados pelo novo coronavírus, por complicações respiratórias ou cardíacas. A atualização de dados é uma iniciativa permanente dos Cartórios de Registro Civil do Brasil e gera uma análise gráfica do impacto da doença por estado e período.
Cartórios consolidados
Aqui, o usuário pode identificar quantos cartórios há no município pesquisado. Basta filtrar a localização pelo estado e depois consultar a cidade de interesse na lista que carregará na tela. Ao todo, são 7.645 cartórios funcionando em todo o país.
Registros
É a opção para quem busca por dados estatísticos dos registros de nascimento, casamento e óbito realizados pelos cartórios. Somente neste ano de 2021, o Brasil já soma 4.085.457 registros emitidos. A pesquisa pode ser refinada por ano, mês, região, estado e município, além de dividida pelo tipo de registro.
Falando especialmente dos nascimentos, dá uma olhada no top 5 dos nomes mais populares de 2020, entre os 124.892.412 registros realizados ao longo do ano:
Miguel (30.969 registros);
Arthur (30.125);
Heitor (26.338);
Helena (24.964);
Alice (22.735).
CPF
A inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento essencial para o cidadão, também passou a ser realizada nos Cartórios de Registro Civil. Com isso, o Portal da Transparência tem acesso aos números relacionados à emissão de CPF, chegando ao total de 2.120.886 emitidos em 2021 pelo serviço extrajudicial.
Óbitos desconhecidos
Como falado neste outro post (Como saber se alguém já faleceu? – Blog do Registro Civil), essa ferramenta é indicada, especialmente, para casos em que não foi possível localizar o óbito de alguém por seu nome ou em situações em que a pessoa está desaparecida. O procedimento de busca é realizado pela Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas e pede a indicação de estado, cidade, idade aproximada, sexo, cor da pele e características pessoais, como cicatrizes ou tatuagens. Os resultados surgem como lista em tela, mostrando apenas registros semelhantes ao buscado e onde o sepultamento foi realizado. A identificação direta, no entanto, depende que o interessado contate o local de registro.
Mas é interessante observar que dos 98.241 óbitos desconhecidos registrados desde maio de 2015, 2.891 foram reconhecidos posteriormente.