Atos realizados em cartório de registro civil são anotados em livros próprios

Quando você solicita um serviço em cartório de registro civil, o ato é registrado em um livro próprio para o serviço realizado. Cada livro do cartório possui uma finalidade específica e todos os atos realizados permanecem arquivados para seu registro e comprovação.

As principais atribuições dos cartórios de registro civil são os registros de nascimento, casamento e óbito e a emissão de suas respectivas certidões. Logo, registro e certidão não são a mesma coisa. O registro é o ato realizado em livro predeterminado, enquanto a certidão é sua cópia/reprodução fiel.

Conheça os livros existentes e suas finalidades:

  • Livro A – registros de nascimentos;
  • Livro B – registros de casamentos;
  • Livro B auxiliar – registros de casamentos religiosos;
  • Livro C – registros de óbitos;
  • Livro C auxiliar – registros de natimortos;
  • Livro D – registros de editais de proclamas;
  • Livro E – demais atos do registro civil, como emancipação, interdição e nacionalidade.

Quer saber mais sobre os cartórios de registro civil? Fale com a gente ou consulte um oficial de sua confiança.

Mantido por
Regulamentado provimento Nº 46

Desenvolvido por Infographya