Gustavo Kuerten nasceu no dia 10 de setembro de 1976, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Por incentivo do pai, começou a jogar tênis, de forma amadora, aos seis anos de idade. Iniciou seus treinos com o professor Paulo Allebrandt, quando tinha 15 anos. Entretanto, na mesma época, Guga conheceu Larri Passos, seu técnico pelos 15 anos seguintes. Foi ele quem convenceu o jogador e sua família de que o jovem tenista tinha talento suficiente para se profissionalizar.
Kuerten e Larri começaram a participar de torneios juniores no Brasil e no exterior. Em 1996, o tenista ajudou o time brasileiro da Copa Davis a derrotar a equipe da Áustria e alcançar a primeira divisão da competição – o Grupo Mundial. Guga elevou-se à posição de jogador número dois do Brasil, ficando classificado abaixo somente de Fernando Meligeni.
Em 1997, Guga conseguiu o maior feito de sua carreira: vencer Roland-Garros com uma vitória incontestável por 3 x 0 sobre o espanhol Sergi Bruguera. Depois disso, ele venceu outros 20 campeonatos e atingiu a primeira colocação no ranking mundial dos tenistas, em 2000.
Encerrada a carreira, Guga passou a tocar seus projetos sociais, encabeçados pelo Instituto Guga Kuerten (IGK), uma associação civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de Florianópolis. A entidade tem objetivos exclusivamente educacionais, esportivos e sociais, de caráter filantrópico. O IGK surgiu como uma forma de organizar e ampliar o envolvimento da família de Guga em ações sociais.