Noivos podem escolher a modalidade que melhor se aplica às suas necessidades
O casamento civil mais conhecido, aquele realizado na presença de um juiz de paz nas dependências do cartório, não é a única possibilidade para os noivos celebrarem o matrimônio.
Existem outros tipos de casamento, cada um feito para atender diferentes necessidades do casal. Confira a seguir quais são eles.
Casamento civil
Como citado anteriormente, essa é a modalidade mais comum, celebrada nas dependências do cartório de forma pública. Quem realiza a cerimônia é o juiz de paz, com a presença de um escrevente, os noivos e seus padrinhos.
Casamento religioso com efeito civil
Esse tipo de casamento permite a celebração fora do cartório. A celebração neste caso é presidida por uma autoridade religiosa (padre, pastor, rabino, entre outras). Sendo assim, o casamento civil e o religioso são formalizados ao mesmo tempo, em cerimônia única. Nesse caso, os noivos recebem um termo, emitido pela autoridade religiosa, que deve ser levado ao cartório para registro em até 90 dias.
Casamento em diligência
Nessa modalidade, o casamento é celebrado fora do cartório pelo juiz de paz, por motivo de força maior ou por vontade dos noivos. Essa é, geralmente, a opção de noivos que não se casarão no religioso, mas desejam celebrar o casamento no local da festa.
Casamento nuncupativo
É celebrado fora do cartório quando um dos noivos corre risco iminente de morte ou sofre de doença grave que impede a realização dos trâmites legais para o ato. Pode ser realizado em ambiente hospitalar, domicílio ou onde encontra-se o nubente incapaz, por meio de declaração de vontade de ambas as partes e mediante presença de seis testemunhas.
Conversão de união estável em casamento
A conversão acontece quando um casal vive em união estável e decide se casar no civil. Essa modalidade segue os mesmos trâmites legais do casamento civil comum, porém a cerimônia realizada no cartório pode ser dispensada.
Para saber mais sobre as modalidades de casamento, consulte o Cartório de Registro Civil mais próximo ou de sua confiança.