Cartórios de Registro Civil auxiliam no combate a crimes contra a fé pública

191129_Face-RegistroCivil

A principal porta de entrada para as fraudes está no recebimento de documentos

No Brasil infelizmente não é novidade que há crimes sendo cometidos o tempo todo. Entre os mais diversos estão os golpes de falsidade ideológica. Os Cartórios de Registro Civil recepcionam documentos durante toda a sua rotina, o que torna um de seus papéis auxiliar no combate a crimes contra a fé pública.

Os principais serviços do Registro Civil são os registros de nascimento, casamento e óbito. Existem diversos procedimentos que tornam os atos seguros, como a troca de informações em tempo real pela Central Nacional de Informações do Registro Civil, conhecida como CRC Nacional, que integra não só os cartórios de todo o país como também os órgãos públicos, como a Receita Federal, Tribunais de Justiça, Polícia Federal, Ministério Público e outros.

Além disso, os oficiais e colaboradores de registro civil são preparados e atualizados frequentemente para não caírem em golpes de falsidade ideológica. Aliás, são várias as formas que os criminosos usam para falsificar documentos e assinaturas.

Os colaboradores dos cartórios precisam não só ter cautela ao recepcionar os documentos dos cidadãos que requerem seus serviços, como também analisar documentos muito antigos e rasurados antes de aceitá-los. Além disso, é preciso atenção nas solicitações de mudança de nome. São muitos os casos de requerentes que tentam mudar seu registro para fugir da Justiça ou de dívidas ativas.

Há ainda casos de tentativas de registros de filhos não biológicos, nem socioafetivos, bigamias e até falsidade de óbito. As tentativas são as mais diversas, sendo assim, os Cartórios de Registro Civil claramente têm papel fundamental no auxílio aos órgãos públicos para combater esses crimes, impedindo então que muitos deles aconteçam.

Mantido por
Regulamentado provimento Nº 46

Desenvolvido por Infographya