A data de 18 de novembro foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Notário e do Registrador. Você conhece essas profissões?
Esses são os nomes dados a quem trabalha nos cartórios do Brasil nas modalidades de Tabelionato de Notas, Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Registros de Imóveis e Registros de Títulos e Documentos.
Em todo o país, são mais de 13 mil cartórios. Então já dá para imaginar quanta gente é necessária para desenvolver todo esse trabalho, não é mesmo?
Quem vê de fora pode até não saber da importância desses profissionais e é por isso que eles são tema do conteúdo especial de hoje.
O setor extrajudicial, como é chamado o mercado de atuação dos cartórios, tem uma participação significativa no judiciário brasileiro e na administração da cidadania, pois oferece um serviço público de interesse de todos. Entre as atividades estão o registro de nascimento, casamento e óbito, abertura e fechamento de empresas, firmamento de negociações comerciais de venda de bens móveis e imóveis, união estável por escritura pública e reconhecimento de firma em documentos.
Para exercer esse papel, o concorrente à função de notário ou registrador deve se preparar bastante, inclusive passando por um rigoroso processo de seleção por concurso público. Esses trabalhadores são formados em Direito, conhecedores dos direitos e deveres do cidadão brasileiro e indicam os caminhos para que a população tenha segurança nos atos públicos realizados.
Por isso, ao procurar um cartório para qualquer serviço, lembre-se de que você pode confiar no profissional por trás do balcão. Ele está ali para ser seu instrumento de segurança jurídica e cidadania.