Os cartórios beneficiam a sociedade das mais diversas formas em todo o País, cada segmento causa um impacto positivo diferente para os cidadãos. Porém, o que a população brasileira nem imagina é que o benefício dos cartórios para a sociedade vai muito além da prestação de seus serviços. Pois, as serventias também surpreendem positivamente na geração de empregos: são mais de 400 mil vagas diretas, indiretas e por efeito-renda.
Esse número foi o resultado do estudo realizado por Vander Zambeli Vale, titular do Cartório de Registro de Imóveis de Betim, de Belo Horizonte, Minas Gerais, , que foi apresentado em seu artigo: Impacto dos serviços notariais e de registros públicos na geração de empregos. O período analisado no estudo foi de janeiro a junho de 2018. Veja o resultado final:
Empregos diretos – 104.365 vagas
Empregos indiretos – 58.966 vagas
Empregos por efeito-renda – 292.935 vagas
Total de empregos gerados – 458.266 vagas
Vander incluiu os cartórios de todos os segmentos, dos 5.570 municípios brasileiros, no estudo. Isso significa que participaram da pesquisa um total de 13.760 serventias. E os resultados foram bastante significativos e impactantes.
Para atingir a quantidade de empregos diretos, o titular analisou os dados do site do Conselho Nacional de Justiça ‐ Justiça Aberta, onde são compartilhados os dados dos cartórios brasileiros. Já os números de empregos indiretos e por efeito‐renda foram descobertos através de fórmulas apresentadas pela assessora da presidência do BNDES, Sheila Najberg, e pelo economista do convênio BNDES-PNUD, Marcelo Ikeda, neste artigo.
A intenção de Vander ao desenvolver esse estudo, foi exatamente divulgar a importância do setor cartorário para conhecimento da população brasileira. E se você tem interesse em saber mais dados, como a renda bruta dos cartórios, os impostos arrecadados e outros, é possível consultar o site do CNJ.
No caso do Registro Civil, os cidadãos interessados, bem como profissionais (jornalistas, etc), ainda podem consultar o impacto dos seus serviços, como registros civis e emissão de CPF, através da divulgação em números, no Portal da Transparência. Acesse!