Os casamentos celebrados na Grécia são comemorações marcadas fortemente por tradições originárias da Antiguidade e também da religião Ortodoxa, que conta com muitos adeptos entre o povo grego. Descubra mais sobre os costumes que tornam o casamento grego tão representativo de uma cultura que valoriza a celebração em família e inúmeras simbologias vinculadas à sorte e à fertilidade.
Peculiaridades e curiosidades
Geralmente, os casamentos gregos são celebrados em um domingo e para desejar bons votos, a família dos noivos atira dinheiro na cama do casal.
Partir um prato na soleira da casa dos noivos também faz parte da prática grega para afastar os maus espíritos. Tal ato também é realizado no dia da cerimônia do casamento para abençoar a vida de casal que se inicia, mas dessa vez com muitos pratos, simbolizando a sorte vindoura.
Alguns ainda acreditam que atirar um ferro para cima do telhado ou colocar um pedaço de ferro dentro da casa dos noivos, atrai força para a união. E esmagar um pé de romã pode trazer fertilidade quando o ato for praticado pelos próprios noivos.
Os convites do casamento trazem flores impressas e contêm pétalas secas dentro do envelope. No véu da noiva, geralmente colocam-se ervas aromáticas como tomilho, hortelã-pimenta ou manjericão. Como lembrança do casamento, é usual oferecerem amêndoas revestidas de açúcar.
Para uma vida doce, os noivos precisam oferecer mel um ao outro, além do bolo de casamento ser feito com mel, sementes de sésamo e marmelo.
Na festa, os noivos dançam a tradicional dança do lenço, em que cada um dos cônjuges agarra em uma ponta do tecido e dançam juntos. Ao final, convidam ainda os familiares e amigos.
Uma serenata realizada pela família e pelos amigos, na noite de núpcias, encerra o momento com romantismo e cumplicidade dos convidados com o início da vida do casal.
Benção, velas e coroação
Padrinho de casamento e o sacerdote são os atores principais da cerimônia do casamento grego. Após a bênção repetida três vezes pelo sacerdote fora da igreja, representando a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), os noivos dirigem-se para o interior da igreja onde velas são acesas iluminando a cerimônia até o final.
Há ainda a coroação, ritual que simboliza o reconhecimento do papel dos noivos no reino de Deus. Antes de serem colocadas nas cabeças dos noivos, as coroas são dispostas em frente à igreja e atadas por uma fita, significando a união eterna dos noivos, sendo colocadas sobre um tabuleiro de amêndoas. Os noivos trocam as coroas um com o outro, três vezes. Logo após a cerimônia, as amêndoas onde as coroas se encontravam dispostas, são distribuídas às mulheres solteiras.
A cerimônia continua com leituras e a partilha de um copo de comunhão. Por fim, o sacerdote segura nos braços do noivo e da noiva e conduz os dois de volta à plataforma da igreja, por três vezes, terminando assim a cerimônia de união entre marido e mulher.