O que é registro de adoção?
É o documento que oficializa a inclusão da criança ou do adolescente na nova família, garantindo-lhe direitos e deveres legais de filho biológico. É, também, o ato de responsabilidade social que reconhece o compromisso dos pais adotivos em proporcionar um lar amoroso e seguro para quem, muitas vezes, aguarda ansiosamente por este momento.
Como é o processo?
O processo de adoção é minucioso e passa por diversas etapas, desde a habilitação dos pretendentes à adoção até o estágio de convivência. Somente após concluído o processo, o registro é efetuado no cartório de registro civil, quando o novo filho passa a ser oficialmente parte da família com direito ao sobrenome dos pais adotivos e os mesmos direitos de um filho biológico.
Importância da certidão
Já a certidão de adoção é o documento que atesta a regularidade da adoção e sua importância é inestimável. Além de conferir segurança jurídica ao ato, ela simboliza o início de uma nova jornada. Para o adotado, é mais do que um registro legal, é a confirmação de que ele encontrou a família que estará ao seu lado para toda a vida.