Ih, precisou de uma certidão de nascimento, casamento ou óbito, mas está sem acesso ao documento? Pode ser por perda, roubo ou extravio, a emissão da segunda via é uma opção segura para garantir a comprovação e autenticidade das certidões.
Como nem sempre é possível ir até o cartório do registro para isso, solicitar essa nova versão do documento pela internet tornou-se muito mais prático. O procedimento é realizado pela Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC), um sistema que conecta todos os Cartórios de Registro Civil do Brasil e permite a transmissão de informações entre um ofício e outro, assim como acontece aqui no site www.registrocivil.org.br.
Veja como funciona o processo:
- O usuário acessa o portal, faz o cadastro e inicia o pedido on-line;
- O site Registro Civil recebe o pedido e encaminha para o cartório responsável por aquele registro, tudo através da CRC;
- Com pedido confirmado, o cartório passa a conferir se as informações fornecidas pelo usuário estão de acordo com o que consta no registro. Se estiver tudo certo, será iniciada a confecção e envio da certidão. Esse processo normalmente pode levar até cinco dias úteis após a confirmação do pagamento. Caso surja algum problema aqui, o cartório avisará no sistema para que seja retomado o atendimento. Isso pode acontecer quando há averbações, por exemplo, em que é gerado um pagamento adicional; ou quando o pedido foi enviado para a serventia errada, sendo necessário rejeitar a solicitação para que o usuário encontre o cartório correto e efetue um novo pedido na plataforma;
- Ao final do processo, o usuário recebe a certidão pela própria plataforma (no caso da certidão digital) ou por entrega física (no caso da certidão impressa).
Ah, é importante lembrar que o site Registro Civil trabalha como uma ferramenta sem fins lucrativos de interligação entre o usuário e o cartório, mas quem emite e envia a certidão de fato é o cartório responsável pelo registro. Tudo com a transmissão de informações e dados pela CRC!
Além disso, as certidões emitidas via plataforma virtual são do tipo “breve relatório”, com todas as informações obrigatórias para comprovação de um registro. Algumas situações específicas requerem a apresentação de uma certidão de “inteiro teor”. Essa opção, no entanto, somente é realizada de forma presencial.
Em qualquer etapa do processo, você pode consultar a equipe de Suporte por telefone ou e-mail.