Início do semestre letivo: saiba como solicitar a segunda via da certidão de nascimento do filho para a matrícula escolar

Julho terminando e junto com ele as férias escolares também. Assim, a rotina das famílias voltam ao normal, como acordar cedo, trabalhar, enfrentar congestionamento e retomar as aulas. Mas muitas crianças passarão a estudar em outra escola e surgem as dúvidas de como matricular os filhos na instituição escolhida. Isso se deve a diversos processos burocráticos que envolvem papelada, documentação e tempo daqueles que farão a matrícula do aluno.
Tanto em escolas particulares quanto em escolas públicas, os trâmites demoram para ser feitos e ir preparado representa economia de tempo. Quando se trata das escolas estaduais brasileiras, cada estado tem trâmites específicos, mas a listagem abaixo normalmente compreende a documentação obrigatória para a matrícula. Confira:
– Carteira de Identidade (RG) original e cópia
– Histórico Escolar protocolado pela última instituição de ensino
– Certidão de Nascimento original e cópia
– Carteira de Identidade de um dos responsáveis original e cópia
– Comprovante de residência do mês passado ou corrente sobre nome de responsável tutelar
Caso os pais não tenham os originais da certidão de nascimento devido à perda ou extravio do documento – pela ação do tempo ou por qualquer outra eventualidade -, a segunda via pode ser solicitada pelo site www.registrocivil.org.br. A nova certidão poderá ser recebida por e-mail ou retirada diretamente no cartório mais próximo, conforme escolha dos pais.
Mantido por
Regulamentado provimento Nº 46

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