Livros de registro civil: qual a finalidade de cada um deles?

Os atos realizados em cartórios de registro civil são anotados em livros que possuem finalidades específicas para cada assunto.
As principais atribuições dos cartórios de registro civil são: registros de nascimento, de casamento e de óbito, com a emissão da primeira e da segunda via das certidões.
Muitos confundem, mas registro e certidão não são a mesma coisa. O registro é o ato registrado em um respectivo livro. Já a certidão é uma cópia que pode ser solicitada em breve relato ou em inteiro teor (cópia fiel e completa) do registro.
Cada livro possui uma finalidade diferente:
Livro A – registros de nascimentos;
Livro B – registros de casamentos;
Livro B auxiliar – registros de casamentos religiosos;
Livro C – registros de óbitos;
Livro C auxiliar – registros de natimortos;
Livro D – registros de editais de proclamas;
Livro E – demais atos do registro civil, como emancipação, interdição e nacionalidade.

Mantido por
Regulamentado provimento Nº 46

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