Muita gente não sabe, mas caso uma família esteja procurando uma pessoa desaparecida, é possível fazer uma busca por óbitos de pessoas que estão sendo procuradas na Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas, que foi disponibiliza aos cidadãos em maio de 2015.
Essa central integra o Portal da Transparência, que é administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR) e alimentado com os dados dos Cartórios de Registro Civil de todas as localidades do Brasil.
Essa ferramenta atende a Recomendação nº 19 de 2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e serve para auxiliar os órgãos públicos, além de familiares e amigos na localização de pessoas brasileiras desaparecidas.
Como consultar
A plataforma pode ser acessada a qualquer momento pela pessoa interessada, que deve fornecer algumas informações importantes e características da pessoa desaparecida, como o estado de origem, cidade, sexo, cor da pele, idade aproximada e até sinais aparentes, como tatuagens e cicatrizes.
Certidão de óbito
Caso a busca localize o registro de óbito da pessoa procurada, é possível ainda solicitar a certidão de óbito pelo próprio site ou diretamente em um Cartório de Registro Civil. Essa etapa é fundamental, pois é na certidão de óbito que consta todos os dados registrados pela polícia no Boletim de Ocorrência (B.O.).
Para saber mais ou para conhecer a Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas, clique aqui.