Baixo índice de crianças sem certidão de nascimento no Brasil impressiona

Você sabia que apenas 2,59% das crianças no Brasil não possuem certidão de nascimento? Esse percentual é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um indicador de erradicação da falta desse documento tão importante.

O Brasil se destaca nesse aspecto, mostrando um exemplo positivo na erradicação da falta de registro de nascimento. Esse avanço reflete não apenas um compromisso com os direitos humanos fundamentais, mas também uma eficiente mobilização de recursos e esforços para garantir que cada criança tenha seu direito à identidade reconhecido e protegido desde o seu nascimento.

Mas, por que é tão importante registrar o nascimento? 

O registro de nascimento não se limita apenas a um ato local, ele é a porta de entrada para a cidadania e representa a prova legal da existência de uma pessoa. É o primeiro passo para garantir direitos e cumprir deveres, permitindo que o indivíduo participe ativamente na construção da sociedade.

A chegada do mais novo membro da família não requer malabarismos, mas sim a presença dos pais no Cartório de Registro Civil, com os documentos essenciais em mãos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, além da preciosa Declaração de Nascido Vivo. 

Com simplicidade, os Cartórios de Registro Civil asseguram o primeiro passo para a cidadania do pequeno e o acesso aos seus direitos fundamentais, promovendo a inclusão e a igualdade desde os primeiros momentos de vida.